© "Via sacra"  Bill Ross
 

Abril - 2009

 

A Tua Palavra Ilumina os Meus Passos

 

Génesis

Israel nasce de uma promessa
e de uma bênção
Génesis 12, 2-3
   
Autora: Nicoletta Crosti
 

.

Entrada

Voltar

Comentar

Imprimir

Este texto

Subscrever

 

javascript hit counter
Visitas
passaram por aqui...
 

Arquivos

.

Adonai, o Deus de Israel, pediu a Abraão que saísse da sua terra e da casa de seu pai e agora dá a razão daquele pedido.

v.2 Farei de ti um grande povo. O autor deste texto escreve durante o grande esplendor do império salomónico, e projecta esta situação de forma indirecta, colocando-a como promessa de Deus a Abraão. Para o autor, a figura de Abraão e o reino davídico fazem parte desse mesmo projecto de Deus. Isto legitimará também a dupla investidura do rei Salomão, filho de David.

Deus escolhe Abraão (Ne 9,7) como chefe de um povo que, por vontade de Deus, será sua propriedade exclusiva, (Dt 7,6). O verbo escolher terá como objecto directo o povo como se pode verificar em Dt. 4,37; 7,6-8; 10,15; 14,2; Ez 20,5; Is 41,8-10.

Esta escolha, também chamada «eleição», não é um privilégio, nem uma honraria , mas antes uma missão a cumprir.

Israel será encarregado de uma benesse vinculativa para vantagem de toda a Humanidade. Deverá levar todos os homens e todas as mulheres a amar e a adorar o Deus de Israel, o Deus único, criador e salvador. A escolha de Israel por parte de Deus é uma escolha que permanece. mesmo quando o povo é infiel. Isto mesmo nos é recordado por São Paulo que, referindo-se a Israel, dirá: os dons e e o chamamento de Deus são irrevogáveis (Rm 11,29), um argumento que é retomado no Concilio Vaticano II (Nostra Aetate n.4), que cita as palavras de Paulo respeitantes às promessas e à aliança (Rm 9,4-5). Desta forma o Concílio declara ilegítima a teologia da substituição, segundo a qual a Igreja substituiria Israel. Ainda hoje, os Hebreus se sentem credores e responsáveis de um chamamento particular e têm um papel na história da salvação. (Rm 11,25).

v. 2a tornarei grande o teu nome. É a frase dita por Deus a David (2 Sam 7,9). Há de novo uma projecção retrospectiva.. Contrariamente à geração da torre de Babel, que quisera fazer o seu nome a partir de si própria, é Deus que torna grande o nome daqueles que a Ele se fidelizam totalmente. Deus torna grande o nome daquele que, para responder ao seu chamamento está disposto a deixar os laços naturais e humanos que lhe dão segurança. Assim fez Abraão e assim fariam os discípulos de Jesus. Nós deixámos tudo e seguimos-te (Mc 10,28). Veja-se também em Mt 4,22;19,27; Lc 5,11.18,28; Mc 1.20)

v. 2b-3 abençoar-te-ei...e tornar-te-ás uma bênção...abençoarei aqueles que te abençoarem... e assim dir-se-ão benditas todas a famílias da terra. O verbo bendizer consta por cinco vezes. Abraão abre a nova página luminosa da bênção e da salvação. A bênção, que no início pairava sobre os seres vivos (Gen 1,22-28), é agora dada a um só homem (Gen18,18; 24,35). Abraão é a personificação da bênção e com ele a bênção transforma-se em promessa (Gen 22,15-18; Sir. 44,19-26).

No plano salvífico do Senhor, Abraão tem o papel de mediador da bênção para todas as gerações e para todas as famílias da terra. A sua bênção também nos abrange (Actos 3, 25-26; Gal 3, 8-9 e 14; 1P 3,9; Heb 6,13-18).

A bênção de Deus a Abraão está relacionada com a prece relatada em Num 6,22-27, bênção solene, que vinha sendo regularmente celebrada no culto de Israel. Esta prece não é um voto, nem uma acto mágico, mas uma palavra eficaz, que opera no espaço da obediência da fé. Foi assim para Abraão.

O Salmo 67/66 alarga discretamente esta bênção a todos os povos, sem mediação.

A frase dita a Abraão, proclamarei benditas todas as famílias da terra, abrange uma vastidão que o autor sagrado não poderia imaginar. Com efeito, Jesus, descendente de Abraão, preanunciado como profeta de Moisés (Dt. 18,18), é a bênção por excelência, é o Filho de Deus. Será ele a fazer chegar, através dos seus discípulos, a bênção da descendência de Deus a todos os povos que nele crêem.

   

Tradução: Ana Luísa Teixeira

   

   

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.|

   

Copyright © 2007 Fundação Betânia

 Todos os Direitos Reservados