Leituras - Ano A

Reflexões de Luciano Manicardi

mateus homem arcabas

XXXIII Domingo-Tempo Comum ler mais

Consultar todas as Reflexõesyellowup

Agenda Liturgica marca ouro 02

Ler a Bíblia

Contributo de Nicoletta Crosti

Os visitantes do site poderão usufruir da oportunidade de realização de um estudo pessoal (...) tendo a Bíblia à mão, para efectuar uma leitura completa do texto bíblico em questão. (...)

As interpretações bíblicas apresentadas são oficialmente aceites pela Igreja e pela maior parte dos exegetas.

Mais...

 

 

Escrito do Mês

spinning top by ettoralk

Profetas que nos ensinem a pensar e a agir bem

Manuela Silva

Enquanto, numa comunidade pervertida, houver um profeta que fala, ainda há uma possibilidade de futuro.- Luigino Bruni

Se o tempo é de bonança e o mar está calmo, o velejador pode aproveitar a descansar e até dormir um pouco, mesmo em alto mar, como dizia há dias um velejador solitário. Ao invés, se os ventos sopram fortes e cresce a turbulência das águas, o indicado é estar vigilante, manter-se firme ao leme e manejar as velas da melhor forma, segundo as circunstâncias.
Depois de um tempo de acalmia, que na Europa se prolongou por cerca de meio século, caracterizado pela prosperidade económica e a paz social, é bem diferente a situação com que hoje estamos confrontados.
Já não podemos descansar no mito de um crescimento económico ilimitado e, muito menos, esperar que maior produção de bens e acesso a tecnologias mais avançadas tragam automaticamente consigo melhor qualidade de vida ou que esteja garantida a coesão social, alicerce da sustentabilidade da democracia, da liberdade e da paz social.
(...)
Aqui chegados, precisamos não tanto de mais tecnólogos mas de profetas que tenham o arrojo da denúncia do que vai mal mas que não calem palavras de esperança na Humanidade.
Antes de tudo, precisamos de profetas que nos ensinem e incentivem a pensar com lucidez, para bem discernirmos, escolhermos e agirmos, no plano pessoal e no plano colectivo, aceitando a incerteza, mas apoiando-nos, com firmeza, em princípios orientadores que sedimentaram a nossa civilização.
(...)

Mais...

Fundação Betânia

logótipo - Fundação Betânia

A Fundação Betânia foi criada por escritura pública em 29 Outubro 1990.

A Fundação propõe-se os seguintes fins:
Suscitar a procura de novos alicerces culturais e espirituais, que conduzam à realização harmoniosa do ser humano, na sua globalidade, e abram caminhos a modos de vida e a relações sociais orientadas segundo o Primado do Amor.
Criar espaços de beleza, de silêncio, de interioridade e de comunhão, que incentivem o encontro mais fundo de cada pessoa consigo própria, com os outros, com natureza e com o Absoluto.
Catalisar formas de vivenciar e de testemunhar estilos de vida fraterna, inspirados pela primazia do Ser, a simplicidade, a gratuidade, a disponibilidade e uma atitude contemplativa activa na fidelidade ao Amor.

Mais...

 
Cadernos de Betânia

Do medo que paralisa ao medo que desperta

Emma Ocaña

Caderno 30
Consultar
profetasG
Profetas
para o nosso Tempo
Consultar