Leituras - Ano A

Reflexões de Luciano Manicardi

mateus homem arcabas

XVI Domingo do tempo comum ler mais

Consultar todas as Reflexõesyellowup

Agenda Liturgica marca ouro 02

Ler a Bíblia

Contributo de Nicoletta Crosti

Os visitantes do site poderão usufruir da oportunidade de realização de um estudo pessoal (...) tendo a Bíblia à mão, para efectuar uma leitura completa do texto bíblico em questão. (...)

As interpretações bíblicas apresentadas são oficialmente aceites pela Igreja e pela maior parte dos exegetas.

Mais...

 

 

Escrito do Mês

visage nature

Da ecologia exterior à ecoespiritualidade

Manuela Silva

O primeiro passo para uma ecoespiritualidade é refundar a nossa representação do Cosmos, restituindo-lhe a sua dimensão de mistério.- Michel Maxime Egger

Felizmente vai-se afirmando, nas esferas nacionais e supranacionais, a consciência da necessidade e da urgência de aprofundar e pôr em prática princípios e normas que promovam uma relação sustentável da Humanidade com o Planeta, “a nossa casa comum”, na expressão carregada de emoção e afecto de que fala o Papa Francisco. Ainda que travado por interesses menos respeitáveis, vai progredindo o reconhecimento de que a Terra é sujeito de direitos e de que a sustentabilidade da Vida é um valor primordial a preservar.
Importa, porém, ir mais além.
Esta temática, ainda que devendo estar presente em diferentes regiões do Globo e espaços sócioculturais distintos, tem redobrada actualidade no mundo ocidental de que fazemos parte.
Em primeiro lugar, devido ao nível de progresso económico alcançado e ao estilo de vida predominante nas nossas sociedades, o qual não favorece, antes esfuma, o contacto próximo e a comunhão com a natureza. Acresce que tal estilo de vida incentiva o consumismo desenfreado e a avidez do mais ter com o correspondente efeito predador sobre os recursos naturais; convive bem com o esbanjamento, o descartável e o desperdício; alimenta o desejo ao ter mais, mesmo que, para tanto, se tenha de renunciar a mais ser; esquece a dimensão relacional de cada ser humano, os limites da liberdade individual, o dever da responsabilidade e do cuidado pelo todo; ignora e menospreza a ética na condução dos negócios privados e na esfera pública. (...)

Mais...

Fundação Betânia

logótipo - Fundação Betânia

A Fundação Betânia foi criada por escritura pública em 29 Outubro 1990.

A Fundação propõe-se os seguintes fins:
Suscitar a procura de novos alicerces culturais e espirituais, que conduzam à realização harmoniosa do ser humano, na sua globalidade, e abram caminhos a modos de vida e a relações sociais orientadas segundo o Primado do Amor.
Criar espaços de beleza, de silêncio, de interioridade e de comunhão, que incentivem o encontro mais fundo de cada pessoa consigo própria, com os outros, com natureza e com o Absoluto.
Catalisar formas de vivenciar e de testemunhar estilos de vida fraterna, inspirados pela primazia do Ser, a simplicidade, a gratuidade, a disponibilidade e uma atitude contemplativa activa na fidelidade ao Amor.

Mais...

 

Agenda

2017

Cristo Menas Bauit Egipto secVI
Encontros de Verão

 Amar a Terra tenis velho

como a si mesmo

22 Julho

Encontro

em Betânia

A nossa

relação

com a

Tecnologia

Consultar
Pretende participar? Contacte-nos!
Cadernos de Betânia

Do medo que paralisa ao medo que desperta

Emma Ocaña

Caderno 30
Consultar
profetasG
Profetas
para o nosso Tempo
Consultar