Leituras - Ano A

Reflexões de Luciano Manicardi

mateus homem arcabas

XXV Domingo do Tempo Comum ler mais

Consultar todas as Reflexõesyellowup

Agenda Liturgica marca ouro 02

Ler a Bíblia

Contributo de Nicoletta Crosti

Os visitantes do site poderão usufruir da oportunidade de realização de um estudo pessoal (...) tendo a Bíblia à mão, para efectuar uma leitura completa do texto bíblico em questão. (...)

As interpretações bíblicas apresentadas são oficialmente aceites pela Igreja e pela maior parte dos exegetas.

Mais...

 

 

Escrito do Mês

paper boat

Quem quer a verdade tem de entrar na água

Manuela Silva

Há uma tendência muito perigosa de aceitar tudo o que se diz, tudo o que se lê, de aceitar sem colocar em discussão. E, ao contrário, só quem está pronto a pôr em discussão, a pensar autonomamente, encontrará a verdade. Para conhecer as correntes do rio, quem quer a verdade tem de entrar na água.- Nisargadatta Maharaj

As recentes calamidades, que nos têm tão duramente atingido nos últimos meses, deixaram, nas pessoas e na nossa sociedade em geral, compreensivas marcas de tristeza, raiva e desânimo, que vêm somar-se ao desconforto de nos sabermos fazendo parte de uma mudança radical em curso no plano tecnológico, antropológico e geo-estratégico, de contornos indefinidos, com consequências imprevisíveis e, aparentemente, fora da nossa capacidade de agir no imediato.
Refiro-me às perdas em vidas humanas, animais e bens materiais irrecuperáveis, devido ao fogo que, durante todo o verão, lavrou em boa parte do território nacional. Tão pouco podemos esquecer que a própria natureza sai ferida por causa destas calamidades: espécies animais e vegetais dizimadas, paisagens que ficarão enegrecidas por muito tempo, antes que a sua regeneração possa acontecer, fumos que se espalharam e contaminaram o ar e a água, espaços habitacionais que ficaram em ruínas…
Lembro também a tragédia ocorrida na Madeira por queda de uma árvore de grande porte e as mortes ocorridas em pleno dia que amanhecera para ser de celebração e festa.
Mais recentemente fomos surpreendidos por um brutal atentado terrorista de grandes dimensões, perpetrado no País vizinho e ficamos a saber que actos de violência análogos estavam em preparação para serem levados a cabo em distintos locais.
Às vítimas deixo uma palavra de solidariedade e compaixão, que brota da minha convicção profunda de que nós, os humanos, somos seres de relação e cada pessoa é, na sua singularidade, parte indissociável de um Nós (os outros humanos, as demais criaturas, o cosmos).
A quantos se empenharam em prestar socorro e minimizar os estragos dirijo o meu reconhecimento e louvor. A sua generosidade e empenho em bem servir a comunidade merecem ser lembrados e enaltecidos como testemunho de vida dada ao serviço da Vida.
E agora?
(...)

Mais...

Fundação Betânia

logótipo - Fundação Betânia

A Fundação Betânia foi criada por escritura pública em 29 Outubro 1990.

A Fundação propõe-se os seguintes fins:
Suscitar a procura de novos alicerces culturais e espirituais, que conduzam à realização harmoniosa do ser humano, na sua globalidade, e abram caminhos a modos de vida e a relações sociais orientadas segundo o Primado do Amor.
Criar espaços de beleza, de silêncio, de interioridade e de comunhão, que incentivem o encontro mais fundo de cada pessoa consigo própria, com os outros, com natureza e com o Absoluto.
Catalisar formas de vivenciar e de testemunhar estilos de vida fraterna, inspirados pela primazia do Ser, a simplicidade, a gratuidade, a disponibilidade e uma atitude contemplativa activa na fidelidade ao Amor.

Mais...

 

Agenda

2017

Outubro
Cristo Menas Bauit Egipto secVI
 Dia 20
Conferência
  - Luciano Manicardi
Local:Centro Cultural Franciscano - Lisboa
Redescobrir a dimensão contemplativa da vida
– uma urgência antropológica
fundo cinza stripes
 Dias 21 e 22
Encontro
  - Luciano Manicardi
Local: Convento das Monjas Dominicanas
Seguir Jesus na sua humanidade
Consultar Programa
Cadernos de Betânia

Do medo que paralisa ao medo que desperta

Emma Ocaña

Caderno 30
Consultar
profetasG
Profetas
para o nosso Tempo
Consultar