Leituras - Ano A

Reflexões de Luciano Manicardi

mateus homem arcabas

XXIX Domingo do Tempo Comum ler mais

Consultar todas as Reflexõesyellowup

Agenda Liturgica marca ouro 02

Ler a Bíblia

Contributo de Nicoletta Crosti

Os visitantes do site poderão usufruir da oportunidade de realização de um estudo pessoal (...) tendo a Bíblia à mão, para efectuar uma leitura completa do texto bíblico em questão. (...)

As interpretações bíblicas apresentadas são oficialmente aceites pela Igreja e pela maior parte dos exegetas.

Mais...

 

 

Escrito do Mês

wings of desire

A solidão é uma epidemia social do nosso tempo

Manuela Silva

Se às vezes encontrardes alguém que não vos dá o esperado sorriso, sede generosos e dai o vosso, porque ninguém tem tanta necessidade de sorriso como aquele que não sabe dá-lo aos outros..- Cardeal Newman

Estudos recentes vêm mostrando que o individualismo e o neoliberalismo, que vêm informando a sociedade e a economia contemporâneas, têm consequências particularmente nefastas, designadamente no domínio da saúde mental e da anomia social.
O crescimento das dependências (álcool, substâncias várias, bolimia e demais desordens alimentares, etc.), a que assistimos com justificada preocupação, está associado à perda de vínculos afectivos fortes. O mesmo se pode dizer de fenómenos sociais doentios, como sejam: a crescente incidência das depressões, a ansiedade face ao futuro, as fobias sociais e, de modo mais geral, uma certa insatisfação colectiva que, absurdamente, cresce à medida que avança o progresso material e as pessoas conhecem aumento do seu nível de consumo. George Monbiot, entre outros autores, chama a nossa atenção para a gravidade de uma epidemia social de solidão e para as suas consequências. Corremos o risco de nos esquecer que os seres humanos são seres relacionais e que o seu bem-estar (realização, felicidade) está intrinsecamente ligado à vida dos outros, à troca de afectos, ao reconhecimento, ao dom.
(...)
As recentes calamidades, por algum breve tempo, servem de alerta de que os seres humanos ainda possuem reservas de compaixão e de solidariedade para com o seu semelhante. Mas, decorridos os dias da crise, a envolvente da cultura dominante e as rotinas dos quotidianos, eivadas de preocupações de índole material, deixam que sobressaia, de novo, o individualismo e o hedonismo de que, por sua vez, se alimentam a economia e a máquina do tempo da cultura contemporânea. E, assim, se propaga a epidemia social da solidão que mata.
Estas são perplexidades que merecem a nossa melhor reflexão e o nosso maior cuidado e que não devemos delegar em mentes e opções alheias.
Que podemos fazer?
(...)

Mais...

Fundação Betânia

logótipo - Fundação Betânia

A Fundação Betânia foi criada por escritura pública em 29 Outubro 1990.

A Fundação propõe-se os seguintes fins:
Suscitar a procura de novos alicerces culturais e espirituais, que conduzam à realização harmoniosa do ser humano, na sua globalidade, e abram caminhos a modos de vida e a relações sociais orientadas segundo o Primado do Amor.
Criar espaços de beleza, de silêncio, de interioridade e de comunhão, que incentivem o encontro mais fundo de cada pessoa consigo própria, com os outros, com natureza e com o Absoluto.
Catalisar formas de vivenciar e de testemunhar estilos de vida fraterna, inspirados pela primazia do Ser, a simplicidade, a gratuidade, a disponibilidade e uma atitude contemplativa activa na fidelidade ao Amor.

Mais...

 

Agenda

2017

Outubro
Cristo Menas Bauit Egipto secVI
 Dia 20
Conferência
  - Luciano Manicardi
Local:Centro Cultural Franciscano - Lisboa
Redescobrir a dimensão contemplativa da vida
– uma urgência antropológica
fundo cinza stripes
 Dias 21 e 22
Encontro
  - Luciano Manicardi
Local: Convento das Monjas Dominicanas
Seguir Jesus na sua humanidade
Consultar Programa
Cadernos de Betânia

Do medo que paralisa ao medo que desperta

Emma Ocaña

Caderno 30
Consultar
profetasG
Profetas
para o nosso Tempo
Consultar