Bem-vindo/a ao Site da Fundação Betânia!

Neste tempo de rudeza e violência para muitos e de sobressalto para quase todos, Betânia quer ser um convite ao repouso e ao re-centramento no essencial, para que seja possível espreitar novos horizontes e decantar as perguntas que sempre assomam na nossa existência.

Vivemos num mundo fragmentado e com ritmos quotidianos que não são propícios à unificação do ser profundo. Betânia quer alimentar a busca pessoal de caminhos que conduzam à profundidade do ser e entrecruzar experiências neste domínio.

Acreditamos que o ser humano é relação e é na tomada de consciência desta sua dimensão que hão de alicerçar-se as bases para os novos relacionamentos e solidariedades que estão faltando tanto nas nossas sociedades, demasiadamente marcadas por egoísmos vários, competitividade agressiva e excluente e conflitualidades latentes ou declaradas. Betânia quer encorajar o encontro como forma de estar na vida: encontro da pessoa consigo própria, encontro com o outro, encontro com o cosmos e encontro com Deus.

Reconhecemos que no ser humano existe uma dimensão de transcendência que precisa de se alimentar e de poder expressar-se e sabemos que na tradição cristã da escuta da Palavra e da partilha fraterna existem potencialidades que, hoje, como ontem, nos podem revitalizar interiormente e abrir a uma cultura e empenhamento no sentido do cuidado e da responsabilidade. Betânia quer dar o seu contributo neste sentido.

Estes são alguns exemplos das problemáticas e das aspirações a que queremos consagrar a atenção desta página.

E, porque apostamos no valor da interacção, gostaríamos de poder contar com as vossas sugestões e críticas.

Manuela Silva - Maio 2003