Ler a Bíblia

Nicoletta Crosti

Contributo de Nicoletta Crosti

Os visitantes do site poderão usufruir da oportunidade de realização de um estudo pessoal (...) tendo a Bíblia à mão, para efectuar uma leitura completa do texto bíblico em questão. (...)

As interpretações bíblicas apresentadas são oficialmente aceites pela Igreja e pela maior parte dos exegetas.

Mais...

Profetas para o nosso tempo

profetasG
Consultar

Escrito do Mês

raminhos

O quotidiano lugar de revelação

Manuela Silva

O Senhor está realmente neste lugar e eu não o sabia! (Gen 28,16)

Na sua última conferência, realizada em Lisboa em 5 Outubro passado, Luciano Manicardi, prior do Mosteiro de Bose (Itália) lançava esta interrogação: “se até numa colherinha de café o sol se reflete”, devermos perguntar-nos: existem coisas “banais”?

Toda a conferência foi uma interpelação dirigida ao modo como olhamos o nosso quotidiano, nas suas múltiplas vertentes e como o vivemos na relação que temos com as coisas que usamos, as compras que fazemos e as lojas que escolhemos, as tarefas que desempenhamos, as profissões que exercemos, os encontros que temos e as relações que no dia-a-dia vamos tecendo, os espaços que habitamos, os transportes a que recorremos…

Aquilo com que lidamos no nosso quotidiano diz muito de nós, das nossas opções pessoais e do nosso sentido de vida e, simultaneamente, vai deixando, em cada pessoa, marcas existenciais. Assim sendo, não podemos descurar a sua importância, pois, como diz Luciano Manicardi: elas (as “coisas”) são o diálogo ininterrupto que os sentidos estabelecem com o mundo e, através dos quais, o mundo toca a nossa alma. Deste modo, o quotidiano tem, assim, uma valência antropológica mas, também, espiritual.

(...)

Mais...

logótipo - Fundação Betânia

A Fundação Betânia foi criada por escritura pública em 29 Outubro 1990. 

A Fundação propõe-se os seguintes fins:

Suscitar a procura de novos alicerces culturais e espirituais, que conduzam à realização harmoniosa do ser humano, na sua globalidade, e abram caminhos a modos de vida e a relações sociais orientadas segundo o Primado do Amor.

Criar espaços de beleza, de silêncio, de interioridade e de comunhão, que incentivem o encontro mais fundo de cada pessoa consigo própria, com os outros, com natureza e com o Absoluto.

Catalisar formas de vivenciar e de testemunhar estilos de vida fraterna, inspirados pela primazia do Ser, a simplicidade, a gratuidade, a disponibilidade e uma atitude contemplativa activa na fidelidade ao Amor. 

Mais...

 
 
 Agenda 2019

16

fevereiro

sino

O quotidiano como lugar da revelação

 

 

LogoCCC g
Fazemos esta Rede
Ver novidades aqui!
   
 
Cadernos
de Betânia
O Quotidiano como lugar de Revelacao
Luciano Manicardi
 Caderno 33 |»| Consultar